sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Crer no Papai Noel?

Por que somente crianças têm o direito de acreditar no Papai Noel?

Por que nos ensinaram, quando pequenos, a crer que na noite que simboliza a chegada na Terra do Prometido de Deus, o Bom Velhinho viajaria em seu trenó para distribuir presentes?
O tempo passou e, com ele, todos chegamos à adolescência e à juventude e, então, ganhamos uma nova visão do mundo, mas, mesmo assim, continuamos passando aos nossos filhos e netos, que Papai Noel existe.
Será mesmo que deixamos de acreditar no velhinho de barbas brancas e sempre sorridente?
Com certeza, no fundo de nosso ser, ainda temos muito de criança e podemos dividir com elas, nesta noite sagrada do Natal, a crença que Papai Noel virá.
Não aquela figura americanizada que nos leva ao consumo, mas uma figura imaginária de São Nicolau, que inspirou o surgimento do Papai Noel e que distribuía presentes às crianças, que doava alegria aos que estavam tristes, que invocava a fé, aos que a haviam perdido.
Podemos, perfeitamente, mesmo que adultos, acreditar num velhinho com o poder de chegar ao interior de nosso ser para a renovação de esperanças; para o aplacamento de nossas dores físicas e espirituais, e para oferecer paz aos que buscam-na. Um Papai Noel representado pela figura de Deus Menino que, num primeiro momento, sinalizou Sua chegada com o brilho de uma grande estrela e, em seguida, fez-se carne para, embora nascido na humildade de uma manjedoura, ser adorado como o verdadeiro Rei e, na compensação àqueles que Nele acreditam sem nunca O terem visto, distribuir graças.
Por que não podemos, nesta noite especial, despir-nos da responsabilidade de adultos e voltarmos a ser, interiormente, apenas crianças, que acreditam no milagre do Natal e Nesse Papai Noel enviado por Deus há mais de dois mil anos?
Nos ofereçamos como presentes a esperança e a possibilidade da renovação da fé num Deus que nunca nos abandonará; que será sempre um ombro amigo para quando necessitarmos derramar lágrimas, dentro da crença de que, quem chorar agarrado no Deus presente, será sempre consolado e, quem viver o Natal de amor, manterá no peito, esse sentimento, por todo o novo ano que está por chegar.
Essa a mensagem que levamos aos leitores, no desejo que o Deus Menino derrame suas bençãos, garantindo um Feliz Natal.
Por Moacir Rodrigues

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dia de Natal nos Estados Unidos

Fatos rápidos

Dia de Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo.

Nomes locais

NomeLinguagem
Dia de NatalInglês
NavidadEspanhol

Dia de Natal 2011

Domingo 25 dezembro, 2011
segunda-feira dezembro 26, 2011 - data Observed

Dia de Natal 2012

Terca-feira 25 de dezembro, 2012 Lista de datas para os outros anos
Muitas pessoas nos Estados Unidos comemoram Dia de Natal em 25 de dezembro. O dia celebra o nascimento de Jesus Cristo. É muitas vezes combinada com os costumes de celebrações pré-cristãs de Inverno. Muitas pessoas árvores eretas Natal, decoram suas casas, visitar familiares ou amigos e trocar presentes.
Dia de Natal
Festas familiares são muitas vezes uma parte das celebrações do Dia de Natal. © iStockphoto.com / Lisa Thornberg

O que as pessoas fazem?

As pessoas celebram dia de Natal de muitas maneiras. Nos dias ou mesmo semanas antes de dia de Natal, muitas pessoas decoram suas casas e jardins com luzes, árvores de Natal e muito mais. É comum a organizar uma refeição especial, muitas vezes consistindo de peru e um monte de outros pratos festivos, para a família ou amigos e trocar presentes com eles. Crianças, em particular, muitas vezes recebem um monte de presentes de seus pais e outros parentes e a figura mítica de Santa Claus. Isto levou a dia de Natal se tornar um feriado cada vez mais comercializado, com um monte de famílias gastar uma grande parte de sua renda em comida e presentes.
Muitas escolas domingo, igrejas e comunidades a organizar eventos especiais. Esses fatores podem incluir o bairro de decoração ou um shopping center, a colocação de uma árvore de Natal e planejar uma exposição Natividade concerto, ou de desempenho. Um monte de peças de teatro e canções têm um aspecto do Natal como tema. Alguns grupos de organizar projetos de refeições abrigo, ou de caridade para as pessoas sem casa ou com muito pouco dinheiro.

Vida pública

Escritórios do governo, organizações, empresas e escolas estão fechados, quase sem exceção. Muitas pessoas visitam parentes ou amigos e estão fora da cidade. Isto pode causar congestionamento nas estradas e nos aeroportos. Sistemas de transporte público não funcionam em seus horários regulares. Em geral, a vida pública fecha completamente.

Fundo

O significado original do Natal é um serviço religioso especial, ou massa, para celebrar o nascimento de Cristo. A história da Natividade, ou os eventos que cercam o nascimento de Jesus, são particularmente importantes nas celebrações religiosas do Natal. No entanto, muitas tradições que são em torno de hoje têm as suas raízes nos festivais de inverno pré-cristã. Estes incluem a importância de velas e enfeites feitos de arbustos verdes e árvores, simbolizando a luz eterna e vida.
Na época romana, um festival de mid-inverno foi realizada. Este foi um momento de relaxamento com um monte de festas e alegrando-se. Também era comum dar às pessoas outros pequenos presentes, como bonecas para as crianças e velas para os adultos. Este festival culminou com a celebração do solstício de inverno, que caiu em 25 de dezembro no calendário romano. Na Escandinávia, um festival chamado Yule e com duração de até 12 dias foi realizada no final de dezembro e início de janeiro. Neste tempo logs pessoas queimadas e festas. Estes costumes têm influências como dia de Natal é comemorado hoje nos Estados Unidos.
A Bíblia não dá uma data precisa para o nascimento de Jesus. Também não está claro quando 25 de dezembro tornou-se associado com o nascimento de Jesus, embora possa ter sido de cerca de 200 anos após seu nascimento. Nos primeiros séculos do cristianismo, o aniversário do nascimento de Jesus não era um motivo para comemorações. A idéia de transformar este dia em uma comemoração começou no início da Idade Média na Europa.
Durante a Reforma, e até meados de 1800, o Natal era comemorado, porque muitas vezes não festejando e alegrando era visto como anticristão. De cerca de 1840, comemorando o Natal tornou-se mais generalizada. 25 de dezembro foi declarado feriado federal nos Estados Unidos em 1870. Desde então, dia de Natal tornou-se um feriado cada vez mais importante.

Símbolos

Uma grande variedade de pessoas e objetos representam o Natal. Estes incluem o bebê Jesus, o Natal e os Três Reis, mas também Papai Noel, renas e duendes. Objetos comuns nesta época do ano são pinheiros, luzes azevinho, decorações, fadas, velas e presentes. Dia de Natal é agora verdadeiramente uma mistura de celebração religiosa e interesses comerciais.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Papai Noel - Natal - festas natalinas Papai Noel no trenó e suas renas
Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

As mais belas fotos de jesus e maria 2 0001