terça-feira, 29 de novembro de 2011

Unicórnio: Psicologia e mito


"Unicórnio, ou licórnio, é um animal mitológico que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral. Sua imagem está associada à pureza e à força.... o mito compreende que o único ser capaz de domar um unicórnio é uma donzela pura" 
Embora se desconheça a origem exacta deste mito já havia surgido na mitologia greco-romana bem como na bíblia (símbolo da Virgem Maria fecundada pelo espírito Santo). Descrito por Plínio, um naturalista romano, como animal extremamente selvagem e feroz, impossível de ser apanhado vivo e com chifre de 1,20 m (terá talvez sido a primeira descrição deste ser mitológico) surgia como símbolo da força pelo que todos o queriam encontrar e capturar. Era tido como apreciador da pureza pelo que se acreditava que só poderia ser capturado utilizando como "isco" uma rapariga virgem. Na China é um símbolo da boa sorte sendo o seu nome Ki Lin.

Curiosidades:
"Na Idade Média, os poderes medicinais do chifre do unicórnio constavam na lista dos remédios aprovados pela Sociedade Inglesa de Medicina. Seu preço era exorbitante; os comerciantes justificavam que "esse animal vivia na Índia e era muito difícil a sua captura"." (1) Foi igualmente tema de inspiração da arte medieval e renascentista. Uma das mais conhecidas obras de arte sobre este ser mitológico designa-se "A dama do unicórnio" e inclui um conjunto de tapeçarias do sec. XV expostas actualmente em Paris, no museu de Cluny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário