quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Anjos


A palavra Anjo origina-se da palavra grega "Angelus", que significa mensageiro. Os anjos não existem desde a eternidade, eles foram criados por Deus pouco antes da criação do Universo ( Ne.9:6 - Sl.148:2; Cl.1:16 ). A bíblia não indica com precisão em que momento foram criados, mas podemos entender que isso deve ter acontecido imediatamente após ter criado os céus e antes de ter criado a terra, segundo podemos ver em Jó 38:4-7 – Gn.1:1; 2:1. Não podemos também definir número, mas sabemos que um "exercito" compreende grande quantidade, uma "legião" compreende um número grandioso ( Dn.7:10; Mt.26:53; Hb.12:22 ). Deus certamente criou todos de uma só vez, pois os anjos não tem capacidade de propagar-se como o homem ( Mt.22:30 ).

Na Bíblia encontramos cerca de 300 citações a respeito dos anjos e a palavra hebraica para anjo é Malakl ("Malachim"). As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento e a menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C. Na arte cristã eles apareceram em 312 d.C., introduzidos pelo imperador romano Constantino, que sendo pagão, converteu-se ao cristianismo quando viu uma cruz no céu, antes de uma batalha importante.

Em 325 d.C., no Concílio de Nicéia, a crença nos anjos foi considerada dogma da Igreja. Em 343 d.C. foi determinado que reverenciá-los era idolatria e que os anjos hebreus eram demoníacos. Em 787 d.C. no Sétimo Sínodo Ecumênico definiu-se dogma somente em relação aos arcanjos: Miguel, Uriel, Gabriel e Rafael.

No Novo Testamento, anjos apareceram nos momentos marcantes da vida de Jesus: nascimento, pregações, martírio e "ressurreição". Depois da ascensão, Jesus foi colocado junto ao Anjo Metatron.

Os escritos essênios, fraternidade da qual Jesus fazia parte, estão repletos de referências angelicais. Também no Alcorão, encontraremos muitas citações sobre esse tema. Concluímos dessa forma que Deus não criou na terra somente os seres visíveis, mas também os invisíveis, e embora vivam em esferas diferentes, estão intimamente relacionados, atuando como co-autores da criação divina em tudo o que existe sobre a Terra.

São Tomás de Aquino foi um estudioso do assunto. Ele dizia que os anjos são seres cujos corpos e essências, são formados de um tecido da chamada luz astral. Eles se comunicam com os homens através da egrégora, podendo assim assumir formas físicas.

Os anjos ficam num plano intermediário entre Deus e os Homens e muita gente diz poder vê-los quando sai deste plano astral. Embora eles não tenham formas definidas, cada povo de acordo com sua cultura, dá a forma aos seus anjos: para os africanos, os anjos são negros; para os japoneses, eles têm feições orientais, para os hindus, são mulheres e são chamados "Devas".

Em todas as culturas os anjos são invocados para atender à pedidos específicos e para isso precisamos chamá-los pelo nome. Os nomes dos anjos, tanto na cultura judaico-cristã, como no hinduísmo, são formados por uma combinação de letras que contem um significado específico. Gabriel por exemplo significa "Mensageiro de Deus".

As línguas sagradas dos anjos são o sânscrito e o hebraico, e em ambas as culturas eles são 72 e de acordo com a cabala, representam os atributos de " Deus". Para a Cabala, cada letra é uma potência. O agrupamento das letras forma um nome, dando origem a um centro poderoso de energia. Deus é representado pela letra Yod que é a décima letra do alfabeto hebraico (Yod=10). Se juntarmos ao 10, as grandezas 15, 21, 26, que são pela numerologia os valores dos grupos de letras da palavra Jehovah, teremos como resultado 72 ( 10 + 15 + 21 + 26 ) = 72.

Como os judeus não pronunciam o nome de Deus, os cabalistas desdobraram a palavra Jehovah através dos três versículos misteriosos do capítulo 14 do Êxodos e acrescentaram os nomes divinos IAH, EL, AEL, IEL; com esses desdobramentos e terminações deram nomes aos 72 anjos. Cada anjo tem influência em cinco datas do nosso calendário, porque por ordem divina, cinco letras hebraicas se juntaram a cada anjo, portanto 72x5=360. Faltaram cinco dias ( 5/janeiro, 19/março, 31/maio, 12/agosto e 24/outubro ) para completar os 365 dias que formam o ano; então, os cabalistas designaram estas datas, aos "Gênios da Humanidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário