segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Zodíaco chinês
  
Os estudos sobre a astrologia se iniciaram muito cedo na China. Graças aos astrólogos imperiais, conheciam-se os dias da mudança das estações e previam-se e interpretavam-se todos os sinais celestes.Em vez de se basearem na eclíptica, como fazem os astrólogos ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram vísiveis durante a noite toda e durante o ano todo. Concentravam-se também nas 28 constelações circumpolares, denominadas "Sui". Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal.
Alguns desses animais não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos horários e aos ciclos de 12 meses. Segundo a lenda, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato, o Boi, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Galo, o Cão e o Porco.
Para saber como o rato fez para ficar em primeira posição, a história taoista diz que quando o imperador do céu convocou todos os animais para concorrer aos 12 postos, o rato e seu amigo gato concordaram em ir juntos na manhã seguinte. Porém, quando o rato acordou e encontrou o gato ainda dormindo, ele não acordou seu amigo. Na sua chegada ao local do encontro, o rato encontrou a fila com outros 11 animais, com o boi em primeiro lugar. Sem hesitar, ele pulou a fila até chegar às costas do boi. Então, com o sinal de entrada do Imperador do Céu, ele deslizou pelas costas do boi e roubou o primeiro lugar. Seu sucesso desleal provocou indignação pública. Desde então, ele habita os subterrâneos. Essa também é a origem da averção entre o gato e o rato.
Existe outra versão sobre a ordem dos animais. Dizem que a ordem foi estabelecida de acordo com a lei das atividades diárias dos animais. Ainda na dinastia Han, século 3 antes de Cristo, a China dividia o dia em 12 horas e cada animal representava uma hora do dia. O rato ficou no primeiro lugar porque a meia noite era considerada o período mais ativo do animal.
Fonte:Crionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário